Para escritores, a téchnologia digital não eliminará papel

09-08-2010 17:25

https://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/o_papel_vai_sumirHome.jpg

 

Coexistência é a expressão mais utilizada pelos autores que participam da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio, sobre o futuro do livro em papel e plataformas digitais.

 

O inglês Peter Burke, autor de mais de 30 livros - entre eles A Fabricação do Rei, Uma História Social do Conhecimento e, em parceria com sua mulher (Maria Lúcia Pallares-Burke), a obra Repensando os Trópicos: Um Retrato Intelectual de Gilberto Freyre -, acredita que o livro de papel ainda resiste por mais 30 anos, mas, em longo prazo, pode desaparecer como gênero literário.

"Como tantas inovações, isso tem o lado bom e o lado ruim. O lado bom é a acessibilidade e o lado ruim é a imaginação de crianças crescendo com a internet e lendo mais na tela que nos livros de papel. Eles vão ler de outro modo, diferente da minha geração. Para eles é fácil ler rapidamente para achar informações, mas lendo tudo na tela é muito difícil se entregar completamente à literatura. Para ler jornais, tudo bem. Para ler livros pequenos não há grande problema. Mas, não consigo ver alguém lendo na internet um livro como Guerra e Paz", afirmou Burke.

O autor cearense Ronaldo Correia de Brito, que tem suas obras caracterizadas pela mescla do imaginário sertanejo e da cultura popular nordestina, acredita que há espaço para todos. "Quando surgiu a imprensa e o livro, foi disseminada a escrita, mas isso não acabou com a oralidade. As histórias continuaram sendo narradas. Da mesma forma, acho que o livro vai continuar existindo enquanto houver celulose".

Procurar no site

Contatos

Diego Melo (11) 5625-4577
(11) 6756-4320
Perfumes Importados

Receba nossas atualizações no seu e-mail:

Inscreva-se acima

Acesso Tempo 

 
 
Tempo

Ultimas noticias

22-08-2010 07:35

Innespace Productions lança navio com fórma de Tubarão (Seabreacher X)

  Innespace Productions, design e fabricante de embarcações, no nórte da califórnia, acaba de lançar sua embarcação mas recente e avançado submergivel. O Seabreacher X,é uma versão inspirado no Seabreacher J. O Tubarão Mecânico tem um design estiloso e agressivo,e também se destaca no...